Por que Adicionar um Turbo ao Motor de um Carro o Torna mais Rápido?

A potência de um motor de combustão interna é diretamente proporcional à quantidade de combustível que ele pode queimar. Isto é, depende da quantidade de mistura ar/combustível que ele consegue aspirar, comprimir e queimar.

QUANTO MAIS COMBUSTÍVEL QUEIMAR, MAIOR A POTÊNCIA.

A queima do combustível deve ocorrer em uma proporção de aproximadamente 15,5 partes de ar para 1 parte de combustível, a chamada “Proporção Estequiométrica”.

Em um motor, podemos aumentar facilmente a quantidade de combustível fornecida alterando o tempo de injeção, por exemplo, mas não conseguimos aumentar facilmente a quantidade de ar “aspirado” pelo cilindro, que limita-se ao volume deslocado pelo pistão, que contém determinada MASSA de ar.

Aí é que entra o trabalho do TURBO-COMPRESSOR, cuja função é comprimir um maior volume de ar para um volume tal que possa ser aspirado pelo motor. Isto é, o motor aspira o mesmo volume mas como o ar foi previamente comprimido estará entrando uma maior MASSA de ar, permitindo daí aumentar-se a quantidade de combustível até a proporção estequiométrica e aumentar a potência final.

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O que chamamos normalmente de TURBO, na verdade é um TURBO-COMPRESSOR, e vamos dividi-lo em 2 partes:

  1. TURBO ou turbina é um “motor” que aproveita a energia (calor) ainda contida nos gases de escape, por meio de um rotor (turbina) acionado pela passagem dos gases quentes. Por isso é instalado o mais próximo possível da saída dos gases.
  2. COMPRESSOR é o dispositivo que comprime o ar para ser aspirado pelo motor e é acionado pelo eixo que está ligado à turbina.

Veja nas figuras que as 2 partes ficam perfeitamente definidas: o turbo e o compressor e o “túnel” entre eles contendo o eixo que liga os 2 rotores:

Por vezes já ouvi dizer erradamente que, o motor aspira parte dos gases do escape, o que é totalmente errado. Aspira somente ar previamente comprimido no compressor de ar acionado pela turbina, que envia os gases de escape para a atmosfera.

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