Toyota Corolla Versão XEi – O Rei dos Modelos Sedãs Médios

Atualmente não existem um modelo que consiga tirar o Toyota Corolla versão XEi, por isso ele está sendo considerado o rei dos modelos sedãs médios.

Mesmo que os concorrentes diretos da montadora possuam modelos mais modernos, equipados ou mais baratos, ainda não existe um modelo sedã que pelo menos chegue perto do nível de venda do Toyota Corolla versão XEi líder da categoria.

Corolla Sedã

No mercado automotivo a sua representatividade é tão grande que este ano o modelo acabou abraçando 40% do seu segmento, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).

Para responder o sucesso do modelo na categoria de sedãs, o Toyota Corolla Versão XEi  2.0 de R$ 105.990 foi colocado à prova para responde algumas perguntas.

Mecânica do Toyota Corolla versão XEI

Motor Corolla 2019

Entre os atributos do Corolla é o motor 2.0 VVTi de quatro cilindradas aspirado de 154 cv e 20,7 kgfm de torque o que já suficiente para um modelo sedã.

Além disso, o motor tem capacidade para aguentar as situações do dia a dia e para a estrada. Ele é muito econômico para um 2.0 aspirado: o modelo consegue fazer 7,2 km/l na cidade abastecido com etanol e 10,6 km/l na estrada.

Grande parte dessa economia é proporcionada pelo o trabalho da transmissão CVT. Ela atua com mais suavidade e mantendo o motor com a rotação ideal em boa parte do tempo.

Além disso, ela também consegue evitar o que a maioria dos câmbios semelhantes fazem, nas simulações de aceleração elas acabam deixando o motor girar muito alto sem fazer o carro andar mais, ou prendem demais a rotação alta para ganhar força. Porém, nas altas rotações a transmissão provoca interesse efeito na troca de marchas o que faz duvidar sobre o um CVT.

Como o Corolla não possui pegada esportiva, a sua suspensão é bem macia sem ser molenga, assim ela mantem o carro confortável e estável absorvendo os impactos perfeitamente. Porém, a direção elétrica é firme na estrada, mas fica pesada nas manobras de estacionamento, semelhante à direção hidráulica.

Outro ponto que precisa melhorar no modelo é a central multimídia que apresenta gráficos desatualizados e lentos, principalmente como seu confuso GPS em execução. Além disso, ele não possui Android Auto ou Apple Carplay.

GPS corolla

No entanto, o grande trunfo do Toyota Corolla está no seu espaço interno. O modelo possui espaço suficiente para levar quatro pessoas com muito conforto e talvez uma quinta pessoa sem muito aperto. A área interna é suficiente tanto para os passageiros quanto para um motorista alto. O porta-malas de 470 litros também entra na conta do espaço interno do veiculo.

Lista de equipamentos Toyota Corolla versão XEI

O modelo da Toyota possui sete aibargs, é equipado com controle de tração e  estabilização, luz diurna de LED, ar-condicionado digital, vidros e retrovisores elétricos, além de possuir piloto automático e câmara de ré.

Conclusão

O Corolla conseguiu se posicionar em um meio termo seguro o que deixou a montadora justamente onde está hoje, o modelo consegue agradar a todos, por isso ele é um dos modelos mais vendidos no mundo e considerado rei dos médios sedãs no Brasil.

Toyota Corolla Versão XEi – O Rei dos Modelos Sedãs Médios
Rate this post

3 thoughts on “Toyota Corolla Versão XEi – O Rei dos Modelos Sedãs Médios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *