Toyota Etios Sairá de Linha: Corolla Cross Assume o Lugar na Produção

O Toyota Etios sairá de linha em breve para dar lugar ao Corolla Cross. 

A Toyota não renovou o contrato com os fornecedores de componentes de produção do veículo.

No ano passado a montadora anunciou que iria investir R$ 1 bilhão na sua fábrica em Sorocaba-SP para implementar a tecnologia TNGA para produzir os modelos.

Porém, o investimento em melhorias na fábrica será responsável pelo fim da fabricação do Etios nas versões hatch e sedã. 

O Toyota Etios sairá de linha até o final desse ano, pois a montadora está se preparando para lançar o Corolla Cross em março ou abril de 2021.

Segundo fontes ligadas ao setor de fornecedores que atuaram no projeto, confirmam que o modelo SUV brasileiro será semelhante ao modelo tailandês.

 Ao implantar a tecnologia TNGA em Sorocaba-SP, a Toyota terá a sua segunda planta para produzir outros modelos no futuro como, por exemplo, a próxima geração do Yaris. Vale ressaltar que o Corolla já utiliza em Indaiatuba.

Porém, a geração atual no Yaris não será substituída em breve já que agora não terá mais o Etios para ser o seu “rival” interno.

Ele passará por uma atualização no seu estilo (já mostrada na Ásia) e como consequência pode assumir o lugar do Toyota Etios como modelo de entrada no Brasil.

Veja Também: Ministério Público Pede Recall de Todos Chevrolet Onix Vendidos Desde 2012 no Brasil

O veículo que agora sairá de linha desembarcou no mercado automotivo brasileiro em setembro de 2012, causando polêmica por ser um projeto que veio da Índia.

Entretanto, a montadora realizou algumas modificações para deixar o veículo ao gosto do nacional e, em 2017 o modelo chegou a ser o mais vendido da marca, chegando a 70 mil unidades vendidas entre as carrocerias hacth e sedã.

Além de ser comercializado no mercado brasileiro, o Etios também é vendido na Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

Porém, desde a chegada do Toyota Yaris, o Etios acabou perdendo a sua clientela e como fim da produção dele na Índia abalou a expectativa de longevidade dele no Brasil.

Talvez esse seja um dos motivos pelo qual o Toyota Etios sairá de linha até o final do ano. 

Entretanto, a sua linha 2021 teve apenas uma única novidade que é a multimída Toyota Play+, com espelhamento de smartphone via Apple Car e Android Auto.

Ele é oferecido no mercado atualmente nas versões hatch com motor 1.3 e 1.5 com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 4 marchas, e sedã 1.5 com opções de transmissão do hatch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *