Transporte de Veículos: Como funciona?

Você vai mudar de estado e não deseja realizar a viagem dirigindo o seu automóvel por uma longa distância? Transporte de veículos: saiba como funciona e o que deve ser avaliado antes de contratar uma empresa que o ofereça.

As empresas que oferecem o serviço de transporte de veículos, trabalham com transportes em caminhões, os quais possuem equipamentos específicos para realização do serviço, e para manter o seu carro ou moto em segurança, a fim de entregá-los no destino informado, em perfeitas condições.

No entanto, é preciso avaliar alguns detalhes e saber como é realizado o transporte de veículo, para que possa contratar uma empresa séria e confiável, evitando futuros prejuízos.

Transporte de veículos: Como funciona?

No transporte de veículos são utilizados dois tipos de caminhões: plataforma e o cegonha. O caminhão cegonha é destinado para o transporte de mais de dois automóveis, pois sua capacidade de peso e transporte é alta. Já o caminhão plataforma é indicado para o transporte de no máximo dois veículos, mas o seu custo é mais caro.

Normalmente, o segundo é contratado quando o cliente deseja que apenas o seu veículo seja transportado em um caminhão.

Além disso, o tipo de caminhão a ser utilizado, vai depender do tamanho do carro a ser transportado, se a entrega deve ser realizada com um prazo menor, devido a emergências do cliente, entre outros.

Confira abaixo como funciona as duas opções para definir qual a melhor de acordo com as suas necessidades:

Transporte de veículos no caminhão plataforma

Esse caminhão é aberto e possui estruturas muito resistentes, o mesmo pode ser utilizado para transportar automóveis de médio porte ou carros de passeio, como é o caso das vans, por exemplo.

Sua estrutura também é inclinável, o que permite maior segurança durante a carga e descarga do veículo. Além disso, há modelos que possuem guincho plataforma, o que ajuda a realizar um transporte seguro de veículos de grande porte.

Transporte de veículos com caminhão cegonha

O caminhão cegonha é o mais utilizado por muitas empresas, pois o mesmo possui dois andares. O mesmo pode transportar até 11 automóveis, dependendo do tamanho e peso de cada um.

O primeiro andar do caminhão cegonha é basculante, o que permite carregar e descarregar o mesmo com segurança e eficiência.

O transporte de veículos pode ser realizado em caminhão baú?

Caso encontre alguma empresa que ofereça o transporte de veículos em caminhão baú, não é preciso ficar surpreso ou suspeitar que há algo errado, pois existem pequenas empresas que trabalham com frete, que oferecem o transporte no mesmo.

O serviço pode ser realizado, no entanto, muitos especialistas afirmam que não é aconselhável, pois, muitas vezes, as pessoas realizam o mesmo junto com a mobília de sua nova casa, o que pode implicar em danos no veículo.

Além disso, é preciso avaliar se vale à pena, pois o valor para transporte nesse tipo de caminhão pode ser bem mais caro.

Veja Também: Novo Toyota Corolla 2020 – Modelo será apenas Híbrido na Inglaterra

Quais documentos são solicitados ao contratar o transporte de veículo?

Obviamente, os documentos solicitados são os pessoais do proprietário, como RG e CPF, o endereço, telefones, documento do automóvel, entre outros.

A empresa contratada deve realizar uma vistoria no veículo, antes de retirar o mesmo do destino, pois a revisão servirá como garantia para o cliente e empresa, caso ocorra possíveis danos no caminho.

Qual o valor cobrado no transporte de veículos?

Primeiramente, há um valor fixo do frete para que o caminhão saia com o veículo, junto ao mesmo, é calculado o valor de acordo com alguns pontos, no caso a quilometragem a ser percorrida, caminhão utilizado, tipo de veículo, e serviços adicionais (se houver).

Normalmente, o serviço é calculado de um estado para o outro, o qual pode chegar ao valor mínimo de R$ 1.200,00.

Antes de contratar a empresa para realizar o transporte de veículos, você deve fazer uma pesquisa para avaliar as opções mais vantajosas.

1 thought on “Transporte de Veículos: Como funciona?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *