Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, morreu hoje 14 de agosto aos 77 anos

O empresário paraibano faleceu durante a madrugada em São Paulo, quando teve uma piora de seu quadro clínico de saúde.

Aos 77 anos, o presidente do grupo que representa a Caoa Chery, além da divisão de importados da Hyundai e também Subaru, deixa um legado que começou na cidade de Campina Grande, Paraíba, no ano de 1979, quando o então médico decidiu comprar um Ford Landau, mas a concessionária faliu antes da entrega do carro.

Com seu faro para bons negócios ele resolve então comprar a loja, dando então o primeiro passo do que se tornaria anos mais tarde um verdadeiro império no mercado brasileiro. Assim surgia o Grupo Caoa, nome que foi formado por suas iniciais.

Em pouco menos de seis anos, Carlos Alberto, se tornou o maior revendedor da Ford no Brasil, tanto em número pelo número de revendas quanto também pelo volume de carros vendidos.

Com a abertura das importações no ano 1990, a Caoa começou a procurar uma montadora para trazer ao país, fechando então com a Renault e passou a ser importadora oficial da marca a partir de 1992, tornando assim a francesa a quinta marca mais vendida do mercado brasileiro antes de se desentender com parceiros.

No ano de 1998, o empresário assumiu as operações da marca Subaru no país, que detém até hoje, porém a marca japonesa nunca chegou a brilhar no Brasil, como uma marca ampla e popular.

Em, 1999, Caoa começou a importar os carros da sul-coreana Hyundai, que passou a ser sua menina dos olhos, transformando a imagem da marca, tendo o SUV Tucson como o carro-chefe, por meio de fortes investimentos em publicidade nos diferentes meios de comunicação, tornando-se um dos principais anunciantes do país.

Veja Também: Por que Adicionar um Turbo ao Motor de um Carro o Torna mais Rápido?

Com o negócio crescendo exponencialmente, a Caoa decide construir uma fábrica própria em Anápolis, interior de Goiás, em 2007 e foi de lá que saíram modelos que conquistaram o país, como Tucson, ix35, além dos veículos utilitários HR e o HD78.

Desde o ano de 2017, o Grupo Caoa firmou uma sólida parceria com chinesa Chery, com a compra de 50,7% das ações da marca asiática no país, dando início às operações da Caoa Chery e passando a ser a responsável pela importação, distribuição e fabricação dos produtos da marca no Brasil.

Com metade do negócio, a Caoa Chery passou a produzir por aqui diversos modelos da marca chinesa, com destaque para os SUVs da linha Tiggo. Nos últimos anos, o empresário chegou a negociar a compra da fábrica da Ford em Camaçari e preparava o lançamento de uma nova marca no país, a Exceed, divisão de luxo da chinesa Chery.

Segue a nota de falecimento da família:

É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje

Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos. A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

Dr Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira. O velório será hoje no Cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.

Fica aqui nossa homenagem ao Carlos Alberto de Oliveira Andrade e nos solidarizamos com a família nesse momento difícil.

Créditos: https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2021/08/14/fundador-da-caoa-carlos-alberto-de-oliveira-andrade-morre-aos-77-anos.htm

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *