→ Toyota Yaris Sedan: Avaliação de Consumo e Ruído

Ele chegou com dois rivais para enfrentar.

Oriundo do Sudeste Asiático, o Toyota Sedan agora é nacional e quer tirar o deslumbre  da VW Virtus e Fiat Cronos.

Com aspecto elegante e moderado em relação ao filiado hatch, este sedan espera  voar alto no país.

Com uma dose bem indicativa, a Toyota quer emplacar um sedan que não tem pretensões tecnológicas, mecânicas e extremamente menos estéticas para exceder a concorrência.

O Yaris Sedan quer o seu espaço e fidelizar mais clientes para a marca, o que faz bem o Corolla.

Para isso, traz um coletivo econômico, confortável e com a esfera de conectividade desejada. Prosseguindo a linha da GM, o Toyota Yaris não veio para requerer por porta-malas e nem por poder, oferecendo o mesmo 1.5 do Etios pouca coisa mais robusto.

Com até 110 cavalos, o Toyota Yaris Sedan não surfa pela “onda dos 128 cavalos” de muitos concorrentes e parte para uma força mediana, satisfatório para o dia a dia.

Composto com CVT, o sedan se espelha num carro econômico e prático.

Preço? Nessa versão XLS, nada exceto que R$ 79.990. Nisso a Toyota não quis Concordar de lado a aptidão sua e também das rivais…

Por fora….

A Toyota anda atribuindo em muitos dos seus veículos um visual mais expressivo para chamar de cuidado e o Yaris Sedan  não foge à regulamento.

O compacto traz faróis grandes e puxados, atulhando a visão de uma mercadoria  que quer mesmo impactar.

A grade diminuta no elemento superior apenas reforça esse característica, que é completo por uma grade enorme que domina da maneira  todo o para-choque.

Seu, o Yaris Sedan na visão XLS apresenta luzes diurnas em LED e bordas bem delineadas nas laterais, onde estão os faróis  de neblina.

Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico, além de cromadas.

Na traseira, as em LED apresentam um formato  visual harmonioso com o grupo  traseiro, que tem porta-malas  não muito proeminente.

As rodas de liga leve são de aro 15 polegadas e possuem uma modelagem interessante, mesclando preto lustroso e diamante, mas a dimensão das rodas destoa do conjunto, parecendo pequenas demais para a postura do carro.

No teto, abertura elétrica na análise top dá um ar de sofisticação.

Por dentro….

No interior, o Yaris Sedan XLS apresenta um protótipo de acabamento interessante, mesmo  contendo  muitos elementos  plásticos.

As texturas são leves ao toque, mesmo com o revestimento costurado no painel.

O grupo do painel é bem importante que aquele visto no Etios, sendo mais tradicional e discreta, mas nada surpreendente.

Cumpre sua função de regressar o ambiente agradável.

Os apetrechos são de fácil apreciação e boa impressão ótica, tendo um computador de bordo que faz jus ao nome dele.

É possível calcular os custos com combustível durante o mês, mostrando assim mais noção dos gastos em longo prazo, desta forma  como um score com “pódio”  para melhor média de gasto.

O volante em couro é o mesmo do Etios e possui comandos recuados para mídia e telefonia, já que o piloto automático ainda é a clássica alavanca na coluna de orientação.

Os paddle shifts são discretos.

O console central tem apliques em cinza e multimídia Toyota Play da Harman com tela de sete polegadas e diversas funcionalidades, durante elas GPS da TomTom  e Waze.

A Toyota promete atualização para Android Auto e Car Play.

Há também câmera de ré e Bluetooth, mas somente uma entrada USB entre os bancos.

O ar-condicionado automático tem boa ótica  e garante comodidade, conforme  os porta-copos garantem recipientes  pequenas e latas, mas a alavanca  do câmbio fica absolutamente  em cima quando está na posição  P.

Falando nela, escada no seletor e chance de trocas manuais.

O interno do Yaris Sedan soma  com bom posicionamento dos vidros  elétricos (one touch geral)) e dos retrovisores, abrangendo  o já mencionado rebatimento.

Há também comandos laterais  para controle de segurança  e ajuste de faróis.

O porta-luvas é bom e tem compartimento  lateral separado, bem útil para se fixar  um smartphone, por exemplo.

Os bancos são confortáveis apresentam revestimento em couro  com boa densidade da espuma, seguram o corpo de mecanismo  razoável.

Atrás, o espaço para as pernas é bom e a extensão é mediana, podendo-se encostar a cabeça no teto no caso de uma pessoa alta de mais de 1,80 m.

Há apoio de braço interno com porta-copos e todo o compartilhado de segurança exigido.

O teto solar elétrico ajuda a modificar um pouco o espaço bem sóbrio.

No caso do porta-malas, sem briga com a competição, o Yaris Sedan disponibiliza  473 litros, que são sim suficientes  para uma família de Grandeza  médio, mas para os mais rígidos  nesse item, o ótimo  então é procurar a dupla  da Fiat e VW.

Por ruas e estradas….

Seria bastante bom em vários aspectos, mas peca em um deles, o que destoa imensamente  da proposta.

Afinal, paga-se R$ 80 mil por um carro que quer ser um “mini  Corolla”.

Mas antes de falarmos dele, vamos ao que concerne, o desempenho.

O Yaris Sedan não inovou em motorização, mantendo o conhecido 1.5 Dual VVT-i Flex já usado no Etios Sedan, mas recalibrado para ter quantias um pouco melhores e nesse caso estamos falando de 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, ambos a 5600. rpm.

A Toyota também não quis um torque  alto demais, e nem teria  como com esse motivador  aspirado, por isso ele atinge  14,3 kgfm no inicial  e 14,9 kgfm no conforme  combustível. Isso em 4000. rpm.

Apesar do giro elevado, boa parte da potência  se encontra na cerca  de 2.000 rpm, que é onde esse 1.5 é mais aprazível  em todos os sentidos.

Bem disposto, ele é capaz  para um desempenho mais discreto, nada esportivo, mas clara  de 3.000 rpm ou mais para saídas  mais animadas e ultrapassagens  nem tão exigentes.

Para um uso mais bruto, o Yaris Sedan apresentação  que esta não é sua praia. É necessário um giro altamente alto, lá na casa dos 5000. rpm e as respostas  são lentas, pois o CVT vai falhar  até que o totalidade  seja condizente.

Mesmo com trocas manuais, o câmbio demonstra  que seu foco é a economia  e o conforto, não uma movimento mais esperta.

Para o aspecto de muitos dos clientes  da marca, o resultado  será agradável em termos  de cotidiano, sem circunstâncias  adicionais.

Os paddle shifts são um recurso mais para ter do que para usar.

Em tudo isso, porém, o gasto é bom. Com gasolina conseguimos 12,3 km/l na cidade e bons 15,4 km/l no caminho. Assim, o Yaris Sedan  atende bem quando o tema  é consumo.

Com tanque de 45 litros, ele produz teoricamente quase 700 km. Nada malMas, o que não agrada  é o nível de ruído. É alto para a sugestão do carro.

Até 2.000 rpm, por tipo, numa condução urbana, ele é imensamente silencioso. Mas, basta determinado acelerada um pouco mais robusto  para que o barulho se eleve muito.

Nessa óptica, a soma de um motor pequeno e aspirado com um isolamento acústico mediano, resulta em um ronco mais presente no habitáculo.

Na estrada, a 110 km/h, a rotação se mantém nesse nível, o que é bom, mas então qualquer elevação mínima joga o ponteiro para 3.000 rpm e o barulho  vem junto.

Fora isso, o Yaris Sedan cumpre bem seu traçado ao volante, tendo direção firme e agradável ineficácia, porém, ajuste em tamanho.

Os freios são bem atuantes e garantem equilíbrio nas frenagens fortes e um perímetro bem reduzido para parar.

Já a suspensão tem uma calibragem que mescla bem comodidade  e estabilidade. Mesmo em ziguezagues bem fechadas, o sedã se demonstra bem à mão.

A traseira tende a puxar um limitado, mas totalmente dentro do esperado.

Em pisos irregularidades, o agrupamento filtra uma parte dos buracos e remendos, no coletivo é suficiente mesmo para lugares onde o pavimento é bem ruim.

O Yaris Sedan mostra, no entanto, uma estranha movimentação de revestimentos  de teto e colunas, cujos ruídos pontuais dão a sinal  que o carro está abrigando  as gotas iniciais de chuva  pesada e isso prosseguindo  em asfalto “bom”.

Não há encaixes aparentemente fora do lugar.

Por você….

O Toyota Yaris Sedan XLS é a estudo mais completa do sedã da Toyota, mas custa muito.

O custo é o mesmo de um sedan paralelo como o Corolla de dois ou três anos atrás, mas não oferece o pelo menos nível de conforto e desempenho.

Até tem conteúdo para se chegar  dos médios, entre eles retrovisor  eletrocrômico, entrada sem chave, botão de partida, sensor  de chuva e crepuscular, sete airbags, controles de tração  e estabilidade, assistente de saída  em rampa, alarme volumétrico  e perimétrico, entre outros.

Em termos de performance, o Yaris  Sedan XLS bem que poderia  ter um propulsor mais forte  para exigir menos em direção mais esportiva ou onde se exige  força.

O nível de barulho precisa melhorar para ser apropriado em um carro desse porte e preço. Infelizmente, os sedãs médios saíram  da faixa para que estes  pequenos tenham mesmo custo, mas conforto inferior.

No geral, a proposta é adequado  para seu segmento, mas é eficiente  observar a concorrência, em inerente  o Virtus TSI.

O Yaris Sedan oferece algum conteúdo a mais para atender o desempenho inferior, mas a valorização da Toyota e seu bom pós-venda são argumentos que pesam para muitos.

Medidas e números…

Ficha. Técnica do Toyota Yaris  Sedan XLS 1.5 CVT 2019Motor/Transmissão Número  de cilindros – 4 em traço, flex

Cilindrada – 1.496 cm³Potência  – 105/110 cv a 5600. rpm (gasolina/etanol)

Torque – 143/14,9, kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)Transmissão) – CVT com trocas  manuais na alavanca e no volanteDesempenhoAceleração  de 0 a 100 km/h – 12 segundos  (etanol)

Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)Rotação) a 110 km/h – 2000. rpm

Consumo urbano – 12,3 km/litro  (gasolina)

Consumo rodoviário – 15,4 km/litro  (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção Elétrica Freios Discos  dianteiros e tambores traseiros  com ABS e EDBRodas/Pneus Liga  leve aro 15 com pneus  185/60 R15

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4425. mm

Largura – 1.730 mm (sem retrovisores)Altura) – 1.490 mm

Entre eixos  – 2.550 mm

Peso em ordem  de marcha – 1150. kg

Tanque – 45 litros Porta-malas – 473 litros

Preço: R$ 79990. (versão avaliada)

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